sexta-feira, 13 de outubro de 2006
Ovo de caramujo?
Acho que desvendamos o mistério daquelas bolas transparentes que aparecem na praia as quais cada pessoa tem uma explicação diferente. Diziam que se tratava de ovo de tubarão, mas hoje encontramos várias delas em diversos estágios. Creio que são ovos de caramujo, porque havia uma fechada com água dentro e pequenos caramujos, outras vazias sem nada dentro e uma rasgada com vários caramujinhos.
Este post era do dia 04/10/06, se alguém souber do que realmente são estas bolas peço a gentileza de deixar comentário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
nossa!!..haha..
ResponderExcluiragora tem q desvendar outro mistério.. como q os caramujos colocam essas bolas tranparente tão grandee?? ou será q no fundo do mar existe algum caramujo maior que essa bola ai...?? =/
bjuu.. bom resto de semana. ;]
Meus deuses!rsssss
ResponderExcluirComo pesquisei estes ovinhos,
mas nada de encontrar uma resposta.
Só tenho que te agradecer muito,
pois já estava virando uma obsessão
em minha cabeça este mistério na beira do mar!
Parabéns!
Bjs
Neka Amorim
hehehe, eu também ficava perguntando para todo mundo que mora por aqui, um pescador já havia me falado que era ovo de caramujo, mas com tantas versões fiquei na dúvida até que vi com meus próprios olhos!
ResponderExcluirEu acho que os caramujos desovam essas bolas murchas, porque realmente são grandes como disse a Alice! De certo se inflam depois! :D
Ah! Os sacos que envolve os ovos
ResponderExcluirde tubarão são pretos, crossos,
parece um travesseiro com
2 guampinhas de cada lados do
saco... se digitar no google sacos
de ovos de tubarão aparece algumas
imagens.
Tem muitos na beira da praia Noiva
do mar no RS.
Bjs
Alice, as bolas são do tamanho de
ResponderExcluirovo de galinhas,rssss
Mas por este mar misterioso, vai
saber se não tem maior,rsss
Nome científico: Adelomelon brasiliana (Lamarck, 1811)
ResponderExcluirEstas estranhas estruturas, parecidas com bolas de pingue-pongue, são muito comuns nas praias do sul do Brasil, sendo, geralmente, encontradas vazias. São posturas de um grande molusco gastrópode que vive entre os 6 e os 70 metros de profundidade. No Brasil, é encontrado entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, distribuindo-se até a província de Rio Negro, na Argentina. No interior da ovicápsula desenvolvem-se os embriões (em número de 5 a 20), que se nutrem do vitelo aí presente; quando este se esgota, furam a cápsula e saem para a vida livre no fundo do mar.
Fonte:
http://www.cenemar.org.br/foto_do_dia/foto_07.htm
Nossa!!!
ResponderExcluirEu procurei muito sobre isso e não encontrei nada até achar esses com os caramujos dentro em outubro de 2006!
O Cenemar deve ter publicado essa informação recentemente! Muito bom!
Obrigada Neka! :D
Neka,
ResponderExcluirEm julho de 2006 eu fiz um post com essa casca preta, ovo de tubarão, eu havia assistido a um documentário no Discovery sobre o assunto, esses tubarões só existem no sul da África se não me engano, fiquei espantada de saber, pois aqui em Capão em certas épocas também aparecem, copia e cola o link aí de baixo que tu vê o post de 2006 que fiz:
http://guarita70.blogspot.com/2006/07/ovo-de-tubaro-ii.html#links